Blog do Profe

Conheça mais sobre o TDAH
Saiba como pais, professores e cuidadores podem ajudar crianças com este transtorno

A criatividade tem espaço na escola?
Saiba como a capacidade criativa pode ser explorada dentro da sala de aula!

Pedagogia Afetiva: entenda a importância de adotar características que valorizem a relação entre professor e aluno
Você sabia que o desenvolvimento de capacidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito, cidadania, sensibilidade e criatividade são valores previstos pela Base Nacional Comum Curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio?

Saiba como a falta de aulas presenciais pode impactar o desenvolvimento cognitivo das crianças
É consenso entre os especialistas da área de educação que, após meses de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os alunos retornarão às escolas diferentes de como saíram. É o que explica Renata Aguilar, em entrevista concedida ao Super Cérebro em dezembro de 2019: “Eles estão muito fragilizados emocionalmente. Temos crianças com quadro depressivo devido às dificuldades que passaram em casa”, conta ela. Renata é professora e neuropsicopedagoga colaboradora do Super Cérebro, autora da coleção de apostilas Socioemocional do Grupo, e explica que as dificuldades enfrentadas pelas crianças vão desde a angústia causada pelo distanciamento dos amigos, até a dor da perda de entes queridos pela Covid-19.

Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas!
Em 1982, um grupo de pesquisadores, liderado pelo psicólogo Howard Gardner, abalou a comunidade científica internacional ao divulgar a Teoria das Inteligências Múltiplas. A teoria contestava os modelos clássicos da época para medir a inteligência: basicamente o tradicional teste de QI (Quociente de Inteligência). Gardner e sua equipe defendiam que apenas o teste não seria suficiente para medir se uma pessoa é inteligente ou não.